quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O fabrico dos alimentos

A alimentação é muito importante na vida dos seres vivos. E a levedura é muito importante no fabrico de alguns alimentos e bebidas, como por exemplo: o vinho, o champanhe, a cerveja, o pão.
Existem muitas uvas brancas e tintas que ajudam na produção dos vinhos. O mosto obtém-se quando as uvas são trituradas. Quanto maior for a quantidade de glucose, maior será a quantidade do álcool no vinho. Através das uvas negras é possível obter-se vinho tinto e branco. Para obter-se o vinho branco das uvas negras é preciso tirar a casca para eliminar a cor
vermelho-azulada.
Ocorrem duas fermentações para conseguirmos obter o champanhe. A segunda fermentação ocorre dentro da garrafa e produz o gás que é o dióxido de carbono. Podemos acrescentar esse gás artificialmente.
A cerveja é feita a partir da cevada e os grãos são muito ricos em amido. Antigamente os babilónios utilizavam o pão esmagado no seu fabrico. Ao longo do tempo, o processo do fabrico tem vindo a mudar. Até à Idade Média, acrescentou-se o lúpulo à cerveja, que servia para conservar.
Os cereais contêm muito hidratos de carbono. Com estes, fazem-se as farinhas que depois são misturadas com outros ingredientes e água. Quando a massa estiver pronta, as leveduras entram em ação. Dá origem ao pão, que é um alimento básico dos seres humanos. Os pães integrais são um meio de fornecimento de fibras vegetais.
Djamila Monteiro, 9º D

Sem comentários: